Subscribe News Feed Subscribe Comments

Estreia o Seminário de Comunicação Corporal

No dia 19/03 começamos o nosso Seminário baseado nos capítulos do livro O Corpo Fala de Pierre Weil e Roland Tompakow. O meu grupo, o Grupo Esfinge foi o primeiro a apresentar, falamos sobre o capitulo quatro; Análise de um Sorriso. Começamos nossa apresentação com um momento de risos. Depois pedimos para que três voluntários sentassem nas cadeiras que colocamos na frente, contamos com a ajuda do Jadison, da Izabel e de uma pessoa que estavam assistindo os trabalhos. Começamos a falar algumas coisas para q só eles pudessem ouvir, as pessoas que observavam, alem de ficar curiosos, perceberam os vários tipos de sorrisos que as pessoas expressavam. Com isso, explicamos mais um pouco sobre o sorriso, e assim se iniciou o Seminário de Comunicação Corporal. Tiveram outros grupos que foi bem criativo, em forma de teatro, mímica, dança, e outros, explicaram muito bem sobre os seus capítulos. As apresentações foram até o capitulo nove, e na próxima sexta seria encerrado o seminário.

Voltando a rotina

Fiquei alguns dias sem postar no blog pois não estávamos tendo aula de fundamentos, o nosso professor estava na Conferencia Nacional de Cultura, em Brasília. O André voltou bem entusiasmado, nos aconselhando a participar do desafio SEBRAE. Esse desafio é um jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa, em grupos de ate cinco, os universitários podem administrar a empresa de seu jeito. Alem disso o André nos falou um pouco sobre o circuito fora do eixo. Em uma entrevista para o Seminário Internacional do fórum da cultura digital brasileira, um dos participantes de circuito, Capilé dá a definição do que seria esse movimento:
“É uma grande rede nacional de coletivos que trocam tecnologias e investem na economia do conhecimento, criando novas ferramentas para viabilizar a construção de instrumentos favoráveis para difusão de produtos culturais, para a discussão do comportamento jovem, para agregar cada vez mais pessoas pensando na ocupação do espaço do poder político real”. Com uma parceria do Coletivo Megalozebu e a Fundação Cultural de Uberaba, bandas como Porcas Borboletas e Aeromoças e Tenistas Russas estiveram em Uberaba para a 2ª parada da Turnê Fora do Eixo Minas Gerais – São Paulo. Nesse dia também fomos lembrados do Seminário de Comunicação Corporal, com base nos capítulos do livro O Corpo Fala.

Debate sobre as vantagens e desvantagens da comunicação

Na aula de fundamentos científicos da comunicação do dia 04/03 começamos a aula com um debate sobre as vantagens e desvantagens da comunicação; dos vários meios de comunicação e a mensagem que os comunicadores passam para a sociedade. Para acontecer o debate, dividimos a sala em dois grupos sendo que um grupo criticava e o outro defendia. A proposta era de cada pessoa do grupo levantar e falar algo sobre a comunicação, sendo este defendendo ou criticando. A regra era de que a pessoa que falasse teria que esperar mais cinco pessoas falar para poder tornar a palavra, e cada pessoa tinha um minuto cronometrado para falar, se o grupo conseguisse defender ou criticar bem ganhava um ponto. Meu grupo começou criticando, e com a primeira palavra nosso colega seminarista, começou falando sobre a mensagem que os comunicadores passam para ao seu publico, e que essa mensagem nos tempos atuais esta muito vulgar, ate mesmo as crianças estão tendo que conviver com isso, ao invés de passar cultura e informação estão vulgarizando. Com isso o grupo em que estava defendendo começou falando que isso é importante e que nos dias atuais não existe mais preconceito com a sexualidade das pessoas e que temos o direito de saber sobre esses acontecimentos. Ao decorrer do debate o André começou a nos pegar de surpresa e ao mesmo tempo em que estávamos criticando já passávamos a defender. Falamos também sobre a alienação da mídia, que influencia muito as pessoas, sobre a poluição que flyers, panfletos, mas esquecemos também que em cada um desses papeis existem informações como; jogue no lixo. Mas precisamos lembrar também que se não fosse às redes de comunicação nós não saberíamos sobre os acontecimentos que percorrem pelo mundo, e nem sobre os do nosso país. Se não fosse a comunicação teríamos uma língua muito diversificada e seria mais difícil ser uma pessoa bem informada. Enfim, para mim a importância desse debate foi aprender sobre as vantagens e desvantagens que a comunicação tem, e que cabe a mim como comunicadora saber trabalhar com isso. Alem de ter que saber lidar com essa troca de visão, que é importante para a um comunicador.

Observatório de Comportamentos

Essa foi nossa primeira aula após a separação da sala, como já estava bem cheia e ainda houve a chegada de novos alunos, tivemos que nos dividir em duas turmas. Apesar de fazer publicidade fiquei em turma aonde à maioria das pessoas fazem jornalismo. Nesse dia então o André nos propôs ter uma aula sobre linguagem corporal ou sobre como ler jornais. Optamos para uma aula sobre o comportamento das pessoas através de seus gestos e sua postura. Dentre as que ele citou, tem algumas interessantes como quando a pessoa esta com os braços cruzados, de uma forma em que ela quase se segura querendo falar algo. Um outro exemplo é quando as pessoas estão com os pés para dentro da cadeira de um jeito que ela se trava, querendo mostrar que mesmo que alguem diga algo e ela concorde, na verdade a pessoa não esta concordando e não vai mudar sua opinião. Como na aula anterior ele havia falado sobre como os homens chamam a atenção da mulher, que é quando ele esta com a mão no bolso apontando o indicador em direção a sua masculinidade, já no caso da mulher , quando ela quer mostrar que esta livre, mostram a palma das mãos quando esta conversando, mostrando que esta desimpedida. Teve uma discussão sobre homens e mulheres, inclusive uma aluna comentou que uma mulher não consegue cuidar de um filho sem a presença do homem, o que gerou em um debate entre os alunos que não concordavam com isso, ainda mais nos dias de hoje em que a mulher já tomou o espaço dos homens em várias áreas. Com isso ele resolveu comentar sobre as mulheres introvertidas e extrovertidas, no caso das mulheres mais introvertidas, costumam estar sempre com a bolsa no colo, este exemplo pode significar um desconforto da pessoa. E no caso das mulheres mais extrovertidas, costumam a ter uma postura melhor, menos retraída. Ele comentou que a introversão pode deixar a pessoa mais feia, que no caso da mulher extrovertida ela fica mais bonita por conversar mais e ser mais solta. Não concordo muito com isso, acredito que como comunicadora a introversão pode atrapalhar um pouco, mas o fato de a mulher ser tímida não tira sua beleza, e nem o fato da mulher ser muito extrovertida a deixe mais bonita, até o contrario, mulheres que agem muito por impulso, e são muito extrovertidas costumam falar muito sem ter conteúdo. Ele comentou também sobre a importância de observar as pessoas, e nos citou um exemplo bem interessante de um cartunista chamado Arnaldo Angeli o criador de Wood & Stock- Sexo, Orégano e Rock’n’Roll, que esta sempre usando seus óculos escuros para poder observar as pessoas.
 
Rotina. pontofinal | TNB